História

O sítio Riacho dos Cavalos foi a verdadeira origem do atual município que lhe levou o nome. Era pródigo em aguadas, razão porque o gado e cavalos da região, procuravam aquele lugar para ali matar a sede. O fato contribuiu igualmente para batizar o local como “Riacho dos Cavalos”. Sua colonização de Catolé do Rocha, pelos idos de 1774, assim como as áreas que deram origem à formação dos municípios de Jericó, Bom Sucesso e Brejo dos Santos. 
 
Quanto a fundação do povoado entretanto, as datas são outras. O terreno onde seria mais tarde implantada a cidade, pertencia ao Sr. Francisco Carneiro Vaz, conhecido na intimidade como “Velho Carneiro ou Major Velho”, que doou parte de sua terra, para que servisse de patrimônio da Igreja que seria futuramente ali construída, sob a invocação de São Francisco, o santo de sua devoção, que seria óbvio, o padroeiro da cidade. A construção da Igreja foi iniciada pouco tempo depois, e só foi concluída em 1934. 
 
O começo da edificação da cidade propriamente dita, ocorreu com o início da construção do açude público em 1932, idealizado e construído na gestão do Dr. José Américo de Almeida quando o Ministro de Viação e Obras Públicas.
 
Gentílico: riachoense ou reachense 
 
Formação Administrativa 
 
Distrito criado com a denominação de Riachos dos Cavalos, pelo decreto-lei estadual nº 520,de 31-12-1943, criado com partes dos territórios dos distritos Itacambá e Catolé do Rocha.
 
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Riacho dos Cavalos, figura no
município de Catolé do Rocha.
 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
 
Elevado à categoria de município com a denominação de Riacho dos Cavalos, pela lei estadual nº 2675, de 22-12-1961, desmembrado de Catolé do Rocha. Constituído do distrito sede Instalado em 31-12-1961. 
 
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1968, Pela lei estadual nº 3971, de 13-03-1978, é criado o distrito de Timbaúba e anexado ao município de Riacho dos Cavalos.
 
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Riacho dos Cavalos e Timbaúba.
 
Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município aparece é constituído do distrito sede. Não figurando o distrito de Timbaúba pois o mesmo foi criado e não instalado. 
 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
 
fonte: IBGE